terça-feira, 29 de maio de 2012

Rumo ao Centro


   Na última sexta-feira, dia 25, nós do NUPS tivemos um “respiro” das nossas atividades corriqueiras... Abandonamos os planejamentos, projetos e discussões por um dia e fomos passear pelo centro de São Paulo. Passear, porque não tínhamos rumo ou destino definidos. Cada rua da cidade apresenta material essencial para o núcleo: mistura. Buscávamos motivação, algo que nos instigasse a produzir e concretizasse o que temos discutido durante o semestre. Transgressões, contradição, pixo! Observar de perto e atentamente o que persiste, indiferente à multidão frenética. Ler os muros. Cada muro. O centro é magnético: atrai de tudo e todos! Um palco de encontros, empilhado de épocas, gêneros, cores e cheiros!

   Cheiro de comida... Almoçamos no Estadão e de lá nos separamos em grupos e nos espalhamos. Alguns foram para a Estação e parque da Luz, outros para a Sé ou Galeria do Rock. Eu, paulista, depois de dezessete anos, conheci o Copan. Lapsos à parte, foi meio emocionante finalmente vê-lo... E ainda subimos na varanda, com direito a uma vista panorâmica de Sampa!

   Mais tarde, paramos para assistir um show sertanejo de um tal de Fabiano Martins e seu dançarino contemporâneo, um tanto quanto, err... inusitado. Filmávamos a tal manifestação artística quando, do nada, chegou a polícia para acabar com a festa... Acho que o Fabiano não podia vender os CDs dele (ou quem sabe o dançarino havia exagerado? Muita arte, vai saber...) A população até ensaiou um “Libera, libera!”, mas já era hora de nos reunirmos novamente, na frente do Teatro Municipal, para compartilhar nossas observações, descobertas e fotos. Altas fotos!

   Após o “respiro”, exaustos e presos pelo trânsito de São Paulo, ainda comentávamos as cenas que havíamos presenciado (e a musiquinha do Fabiano não saía da cabeça de ninguém!). A excursão traduziu as ideias partilhadas com a Banca, de arte como transgressão e polemica; exemplificou diversas situações sociais de contradição, discutidas no NUPS, e ajudou na integração dos membros do núcleo, entre si e com a cidade. Além de ter sido uma ótima oportunidade para todos nós “flanarmos” pela cidade por algumas horas.

Julia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário