segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Casa do Zezinho


CASA DO ZEZINHO, futuros parceiros






No dia 3 de setembro de 2011, o NUPS expandiu mais ainda as suas fronteiras. Fomos a um seminário de apresentação de projetos de uma casa de cultura muito utilizada pela comunidade, chamada Casa do Zezinho (conheça o projeto: http://www.casadozezinho.org.br/). Esta casa é um centro de educação para crianças e jovens de um bairro da extrema zona sul, no Capão Redondo, proximidades de Santo Amaro.
O projeto inicial era ocupar crianças durante o período de trabalho dos pais, para que não ficassem na rua ou em atividades inadequadas. A incrível Tia Dag teve essa iniciativa e hoje conta com centenas de jovens e crianças, diversas aulas de arte, música, moda, gastronomia e comunicação visual. Este último projeto nos encantou. A galerinha animada da Zzine (fanzine da casa) nos recebeu de braços abertos. Assistimos a apresentação do trabalho, que foi comovente pela percepção que tivemos do envolvimento dos jovens. (veja o making off desta produção: http://www.youtube.com/watch?v=ZpstlueOr88).
Além de conhecer essa equipe de redação que não deixa nada para trás, assistimos o depoimento de um exemplo para a comunidade. Quem antes era um ícone de vida no caminho errado, hoje é professor de literatura, escritor – sonho seu desde criança – e ainda autor de um projeto para a erradicação do uso de drogas na escola em que estudava no ensino fundamental, lugar de onde foi expulso no passado por mau comportamento. Este é o chamado Nenê. Não houve quem não chorasse ouvindo essa história, que em breve queremos tê-la documentada para apresentar aqui.
Para fechar, de maneira melhor impossível, criamos mais uma parceria. Esta é com os redatores da Zzine, que para a realização de uma matéria chamada “E se eu fosse você?”, virão visitar a Lourenço por um período e comparar o cotidiano de uma escola pública com o de uma particular de alto nível. Logo a teremos publicada! O dia se encerrou em grande estilo, com os Zezinhos (assim são chamados os alunos da casa) tocando música erudita, seguidos pela banda de Rock, também composta pelos alunos.

                                               Itamize Oliveira.

LINKS DO TEXTO






Nenhum comentário:

Postar um comentário