NUPS
Núcleo de Projetos Sociais da Lourenço Castanho
Casa do NUPS na Festa Junina 2011. |
A ideia de sua criação se concretizou entre março e junho de 2010 quando se formou um grupo de alunos interessados em participar do projeto. Durante o período de formação do grupo, discutiu-se qual o papel do terceiro setor na sociedade e quais as motivações dos alunos para participar de ações sociais. Com base nessa discussão inicial, foram apresentadas diversas iniciativas da área social ligadas à juventude e, por fim, o grupo passou a idealizar os projetos para o segundo semestre de 2010. Contando com amplo apoio da escola, dos pais e principalmente dos alunos envolvidos com o NUPS, foram criadas parcerias com três Ongs reconhecidas de São Paulo. “A Banca”, produtora social que utiliza música e cultura Hip-Hop como ferramenta de inclusão cultural e de transformação social; Projeto “Rugby para Todos”, iniciativa que visa contribuir para a formação integral de jovens da periferia através do esporte; e a organização “Um Teto para o Meu País”, que promove a construção de casas de emergência para a população em estado de extrema pobreza.
![]() |
Primeiro dia de reunião do NUPS |
Para conhecer mais os projetos e ações desenvolvidas navegue pelo nosso Blog.
Todo interesse e ajuda são bem-vindos!
Tiago Ferreira
Coordenador do Núcleo de Projetos Sociais
No último encontro do primeiro semestre de 2011 os integrantes do NUPS e da Oficina de Cultura Urbana foram convidados a criar um texto coletivo que buscasse refletir sobre a experiência do NUPS e suas ações. Um aluno começou o texto e na sequência os outros membros do grupo foram escrevendo suas ideias e percepções acerca da trajetória do NUPS. Ao final, o que temos aqui é um mosaico de visões e sensações sobre o significado do nosso trabalho e, quem sabe, o princípio de um novo modelo de ação política e social.
Faça de tudo para que você influencie outras pessoas a expressarem suas próprias ideias!!! Transforme tudo isso numa coisa muito louca, o resultado de tudo isso a gente não tem como saber, mas será algo que todo mundo verá, expresse suas ideias e se liberte um pouco destas bolhas, apatias e mesmices que surgem!!!
O que nos une? O que nos une é a vontade de transformar, reinventar e lutar! Lutar por um objetivo de unir diferentes classes sociais e culturais para compartilhar e formar uma única sociedade SEM DIFERENÇAS! Transformar a individualidade e egoísmo em que fomos criados.
E esse objetivo do NUPS, a união, a troca, se realizou, hoje vemos que independente da classe social, da cor, da idade e do sexo, somos unidos, somos um grupo, somos o NUPS.
O NUPS pelos alunos do NUPS
Aluna fazendo máscara para sala do grêmio |
"Inúmeras e pensativas sextas-feiras em conjunto, e para alguns, outros dias. Muitos dias, muitas ideias, algumas correm outras pelo contrário. As que deram certo causaram muito trabalho e correria.
As que não deram certo traumatizaram um pouco. Graus de envolvimento foram diferentes, não sabendo direito o motivo de não ter se envolvido tanto mas sempre com aquela vontade de entrar mais. Entrar junto com outras realidades, outras pessoas.
Novas oportunidades, coisas que sozinhos não faríamos. Ideias e novos pontos de vista, tudo nos fazendo não só refletir sobre a realidade do país em que vivemos, mas ainda mais sobre nossas próprias vidas."SAIR DA BOLHA" como todos dizem.
Cruzar a ponte... Algo que todos deveriam experimentar, pois uma vez lá é difícil não cruzar novamente. Orgulho de ter criado, estar criando e fazer parte deste grupo.
Muitos falam em cruzar a ponte e estourar a bolha. Mas acredito que tudo isso vai além de qualquer coisa. Fazer parte deste grupo é viver experiências novas, conhecer pessoas e muito mais!
Mais importante do que participar do NUPS, é viver o NUPS. O contraste da nossa realidade com tudo que temos visto nos torna pessoas mais conscientes, e talvez melhores. Não tenho a menor dúvida de que o NUPS foi minha melhor escolha.
Abre a kbça, MANO!
A - Da minha realidade eles não sabem nada
Moram em bairros nobres longe da quebrada
B - Gerou um fuzuê eles querem o que?
C - A mulecada da quebrada foi quem quis saber...
Misturar, criar, integrar. Refazer, mudar. Sentir.
Sentir? Sentir o que? Aquilo que você quiser, garanto. Não vai ser difícil. Você é aquilo que sente e ao sentir o bom, você se torna feliz... E essa felicidade contagia, integra, ajuda! Quebra o muro, cruza a ponte!
Então, faça aquilo que te deixa feliz, e não só você, quem está ao seu redor também. Cruze a ponte e veja aquilo que está além dos seus olhos!
Desenhando na sala do grêmio |
A mudança e a diferença são essenciais, cada um mostrando o que gosta, o que faz, e o mais importante: ser aceito e outras pessoas que vão aderir aos diferentes gostos.
No final as diferenças acabam afinal completando-se e o objetivo principal é alcançado: a troca. Cada um se expressa do jeito que é, se mostrando sem juízo do que é certo ou errado. Não existe certo ou errado; simplesmente há. Todos simplesmente são, em sua própria maneira, com seus próprios méritos e são, são...
E são esses múltiplos seres, diferentes, parecidos, peculiares que compõem um todo, por essência. Assim é que o autoconhecimento une-se ao outro, na junção de pessoas, habilidades, características, ideias, realidade, formando experiências atemporais de um conjunto.
E é isso o que o NUPS faz, ele une os diferentes, formando um grupo diversificado, em que um completa o outro.
"Cabeças da sala do Grêmio" |
E esse objetivo do NUPS, a união, a troca, se realizou, hoje vemos que independente da classe social, da cor, da idade e do sexo, somos unidos, somos um grupo, somos o NUPS.
Apesar de um grupo estar formado onde não há possíveis diferenças, não é o bastante. Pra que serve um grupo unido se o mundo a fora tem tanta desigualdade? Não se pode mudá-lo totalmente, mas porque não tentar? Somos simples alunos que muitos até desprezam, mas são atitudes como essas que fazemos que deixam várias pessoas felizes.
FIM?"